Para onde foi Bud Clay?
Uma vez vi um filme fraco — e polémico — de Vincent Gallo: The Brown Bunny.
A dada altura, o protagonista, Bud Clay, monta uma mota de corrida e dispara a toda a velocidade por um deserto do Utah, até se começar a confundir com as ondas de calor e desaparecer no horizonte.
Revisito essa cena muitas vezes na minha cabeça. Sempre a vi como uma bonita metáfora para a vida — para a minha e, no fundo, para a de todos nós. Eu nunca sou o Bud Clay; sou a câmara que fica, que observa. O que está para lá da minha visão é apenas objeto de especulação. Posso estar quieto, mas ainda assim posso crescer. Quando era mais novo, acreditava que iria crescer o suficiente para ver, se não o mundo inteiro, pelo menos um vasto cosmos de certezas e garantias. Mas não foi assim.
Cada dia vivido, cada conversa tida, cada livro lido é como subir um pequeno degrau de um escadote que apenas amplia ligeiramente a minha linha do horizonte. Pensei que a vida me traria certezas e conforto, mas, do alto do meu pequeno escadote, apenas ganho uma compreensão mais profunda da crescente vastidão da minha própria ignorância. E então pergunto-me: será que prefiro saber onde está Bud Clay, ou prefiro imaginá-lo? Acho que prefiro imaginar.
Imaginar é uma dádiva; especular é um presente que devemos preservar com todas as forças. Sem essa capacidade, seríamos apenas autómatos. Mas a imaginação vive cercada de inimigos. Hoje em dia, tudo parece ter de ser um facto, uma certeza. A razão transformou-se no bem mais precioso de todos os exercícios intelectuais — tão precioso que, por vezes, parece necessário provar que quem não pensa como nós não apenas se engana, mas está profundamente errado. Na imaginação, porém, não há certo nem errado. As somas são zero. Ninguém ganha — a não ser nós próprios.
Podia passar o resto da minha vida a imaginar para onde foi Bud Clay. E ninguém, nunca, me dirá se estou certo ou errado.
Pequena Sorte, o novo disco de Cavalheiro, sai a 10 de novembro. “D’El-Rey”, o primeiro single do disco, pode ser escutado nas várias plataformas de streaming habituais.

